top of page

Husky Siberiano

Amigável, gentil, atento, expansivo e independente.

Grupo 5 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo

Não demonstra as qualidades possessivas de um cão de guarda, e tão pouco é desconfiado

com estranhos ou agressivo com outros cães. Algumas atitudes de reserva e dignidade

podem ser
esperadas de um cão adulto. Sua inteligência, docilidade e disposição o tornam um
companheiro agradável e um cão sempre disposto para brincar
.

 

Também conhecido como: Siberian Husky, Husky.

   Personalidade


Os huskies são normalmente membros doces e gentis da família e o comportamento típico da raça é o de ser afável com crianças. Não são protectores por natureza por isso não irão atacar os amigos dos seus filhos ou atacar vizinhos suspeitos que saltem para o seu quintal. NÃO servem de cães de guarda.
São fujões e não são territoriais, sendo que caso estejam em quintal/terreno este terá que estar bem vedado e, durante os passeios, devem sempre andar de trela.
Como são extremamente inteligentes sentem-se entediados com muita facilidade e, se são deixados sozinhos algum tempo sem divertimento, vão arranjar maneira de se distrair, seja a escavar o quintal/jardim, a tentar desenterrar alguma coisa (e a enterrar depois) ou a roer qualquer coisa menos apropriada (sofás, pernas das mesas, camas, etc). Ah e adoram lama! Ficam felicíssimos a escavar e a saltar em poças de lama (nós é que não ficamos assim tão contentes).
Integram-se melhor em famílias que tenham mais cães. Eles adoram companhia. Foram criados para serem membros de equipa e podem-se tornar bastante destrutivos e deprimidos se não tiverem companhia.
Os huskies adoram correr e podem fazê-lo durante horas, por isso um 2ºcão vai facilitar a brincadeira e o gasto de energia. É só deixá-los correr e brincar mas sempre numa área murada ou com cerca de maneira a eles não conseguirem pular.
Os huskies, desde que não tenham tempo para ficar entediados, são cães calmos e dão perfeitamente para ter em apartamento (um husky cansado é um husky feliz e sereno – lembre-se disso). Claro que, quando são cachorros, têm energia extra para gastar, logo terá que lhe arranjar mais estímulos para o manter ocupado!
Os huskies são muito faladores. Falam connosco, falam entre eles, respondem quando falamos com eles e não ladram, uivam. São muito participativos e adoram refilar. Experimente parar durante o passeio a falar com alguém. Reclamam imediatamente
A maior parte dos huskies tem um instinto de presa bastante elevado, sendo essa a razão pela qual não costumam ser bons companheiros para gatos, cães pequenitos ou outros animais mais pequenitos (galinhas, patos, porquinhos da India….). Eles adoram perseguir. No entanto, se devidamente ensinados e habituados, conseguem conviver em harmonia, ignorar ou até mesmo ter algumas brincadeiras com alguns dos pequenitos.

   Aspecto
Os huskies siberianos têm diversas cores, sendo as mais comuns preto, cinzento e castanho. A cor da pelagem poderá estar solidamente distribuída nas costas e pescoço com as pernas e peito brancos ou distribuídas por manchas. O cão pode ter o nariz pigmentado de preto ou castanho. A cor dos olhos também pode variar e pode ir de azul esbranquiçado até castanho. É frequente ver cães com um olho de cada côr, ou com um olho manchado de outra cor (olho azul manchado de castanho ou olho castanho manchado de azul). Todas estas variações podem até acontecer dentro da mesma ninhada.
Não há nenhuma côr de olhos nem de pelagem preferencial – as características importantes num husky têm a ver com a sua estrutura para correr, temperamento companheiro e trabalhador e a questão da saúde genética, de maneira a ser um membro robusto da família.

   Inteligência
Apesar de serem extremamente inteligentes isso não quer dizer que sejam obedientes. A maioria dos huskies sabe muito bem o que quer e o que não quer, muito antes de lhe tentar dar alguma ordem para ele realizar alguma tarefa e, antes sequer de o ouvir, já está a fazer aquilo que quer (e que não é necessariamente aquilo que você o mandou fazer).
Os huskies, assim como a maior parte das raças nórdicas, são difíceis de se chamar até nós (só ouvem mesmo o que querem e quando querem) e provavelmente, se lhes atirar uma bola na tentativa de que eles a vão buscar, ficam a olhar para si com aquela cara de “tu mandaste a bola, tu vais buscar”.
Treinadores com muita experiência em obediência canina conseguem tornar os huskies em cães inacreditavelmente educados e obedientes devido à inteligência da raça, mas a maior parte de nós, pais humanos de cães desta raça, fazemos muitos erros na sua educação e treino, de tal maneira que os huskies aprendem a fazer o que querem e ensinam-nos a aceitá-lo.

   Tamanho
O husky siberiano é uma raça nórdica de cães que têm uma disposição amigável e maravilhosa, não costumando ser agressivos nem para pessoas nem para outros cães. A sua altura varia entre os 53 e os 60 cm para machos e 51 a 56 cm para fêmeas, com pesos compreendidos entre os 20 e os 27 kg e os 16 e os 23 kg, respectivamente.

   Pelagem
Têm uma pelagem muito densa que não necessita de grandes cuidados diários mas que necessita de escovagem semanal e que, na altura da mudança de pêlo (2x por ano) necessita de escovagem diária. Os huskies devido à sua pelagem de dupla camada, não devem ser tosquiados a não ser por motivos de saúde.

   Saúde
O husky siberiano é normalmente um cão saudável, não tendo muitos dos problemas de pele, ancas ou coração que assolam muitas das outras raças. 
A displasia da anca está reportada (dados dos EUA) com uma prevalência de cerca de 3% nesta raça apesar de também poder ser superior visto que a maior parte dos casos não são reportados devido ao mesmo problema dos chamados “criadeiros de vão de escadas” que não têm quaisquer cuidados na triagem dos reprodutores.

  Origem do Husky Siberiano

 

País: Rússia

O Husky vem da região do rio Kolyma, na Sibéria do Norte, onde teria surgido há cerca de 2 mil anos. A raça foi desenvolvida e fixada por uma tribo seminômade, os Chuktii, para puxar trenós e pastorear o gado. Em 1909, um mercador de peles introduziu o Husky Siberiano no Canadá para fazê-lo participar de corridas de trenó. Incluído no grande sweepstake do Alasca, disputado sobre 650 km, a primeira atrelagem de Husky Siberiano se revelou notável e desde então seus descendentes não desmentiram as qualidades desse “puro- sangue” extremamente resistente, obstinado e ágil. Ganharam popularidade em 1925, quando de uma epidemia no Alasca, em que esses cães foram usados para levar remédios aos necessitados. Essa raça, a menor dos cães nórdicos, é também a mais rápida, e é essa notável velocidade que se procura nos muitos cruzamentos feitos para obter cães de trenó sempre mais produtivos.

Reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club em 1930, a raça chegou à França somente em 1972. Desde então o Husky Siberiano desenvolveu-se sobremaneira naquele país, e os verdadeiros amadores o fazem participar de corridas de trenós.

     Curiosidades sobre o Husky Siberiano

– Do nordeste da Sibéria, foram desenvolvidos pelos Chukchis para puxar trenós;

– O uivo dos Huskies podem ser ouvidos até 16 km de distância;

– Suporta temperaturas baixíssimas e seu corpo é preparado para o ártico. Com patas peludas para isolar o frio e fortes para dar tração, possibilitando que cavem e se protejam dos ventos;

– Possui uma pelagem dupla tão densa que o protege do frio extremo, que já foi reportado a chegar até -30ºC;

– Eles têm a capacidade de controlar seu metabolismo para não gastar suas reservas de gordura e não ficarem fadigados. Os cientistas não entendem como conseguem fazer isso;

– Em 1925 uma epidemia de difteria iria matar muitas pessoas em um povoado muito distante e coberto de neve. O remédio não pode ir de avião. O trenó liderado pelo cão Baldo foi que levou o medicamento mesmo em situação de escuro total. Uma estatua foi feita em homenagem a Baldo e está no Central Park, em Nova York.

     Perguntas frequentes

   O Husky Siberiano é recomendado para crianças?

Huskies  são ótimos animais de estimação para as famílias com crianças. Eles são muito pacientes com as crianças, mas como todos os outros cães, devem ser supervisionados quando perto de crianças pequenas.

   O Husky Siberiano pode ficar sozinho em casa?

Sim, podem sim, desde habituados desde pequenos.

   O Husky Siberiano ladra muito?

Huskies Siberianos não ladram – essa é a boa notícia. Eles gostam de uivar.

   O Husky Siberiano solta muito pelo?

Sim, por isso devem ser escovados uma vez por semana para retirar os pelos mortos.

Se optar por adquirir um husky siberiano tenha SEMPRE em consideração as características desta raça. Saiba que com tempo e dedicação, os huskies são animais de família e que acabam por se adaptar.

bottom of page